10 Benefícios do Suco de Amora – Para Que Serve, Como Fazer, Receitas e Dicas

10 Benefícios do Suco de Amora – Para Que Serve, Como Fazer, Receitas e Dicas
Rate this post


A indústria de sucos de frutas se desenvolveu muito nas últimas décadas, movida pela mudança dos hábitos alimentares das pessoas, que buscavam por alimentos mais práticos e ao mesmo tempo mais saudáveis e nutritivos. Os sucos de frutas, a partir de então, começaram a ser promovidos com a ideia de que continham muitos nutrientes, como as vitaminas e minerais, e que também possuíam substâncias bioativas, ou seja, com capacidade para prevenir doenças e melhorar diversos aspectos da saúde.

Entre as muitas frutas disponíveis para consumo hoje no país, a amora está se destacando pela quantidade de nutrientes em sua composição e também pelos enormes benefícios que traz à saúde.

Conheça abaixo quais são os principais benefícios do suco de amora, para que serve esta fruta e como fazer para acrescentar no seu dia a dia.

Para que serve e quais são os benefícios do suco de amora?

A amora é uma fruta do mesmo grupo do morango, da framboesa e do mirtilo, sendo muito consumida nos Estados Unidos. A cultura de amora no Brasil foi introduzida no Rio Grande do Sul na década de 70, crescendo para os estados de São Paulo e Minas Gerais, e já está bastante adaptada ao clima do país.

Esta fruta tem ótimo potencial tecnológico, sendo bastante aproveitada tanto para a fabricação de sucos, como de sorvetes, geleias, doces, iogurtes, xaropes, entre muitos outros tipos de produtos.

A amora está despertando a atenção de muitos pesquisadores em função da sua grande quantidade de nutrientes que podem trazer muitos benefícios à saúde. É possível consumi-la fresca, garantindo a maior quantidade de nutrientes, ou mesmo em forma de geleias, doces e como suco, tanto feito de forma caseira quanto industrializado. Em geral, o rendimento de três copos de amoras é para um copo de suco pronto.

A quantidade de nutrientes presentes na fruta é grande. De acordo com o USDA (U.S. Department of Agriculture), cada porção de 100 g de amora contém, aproximadamente:

  • 43 calorias,
  • 9,8 g de carboidratos,
  • 1,7 g de fibras,
  • 1,4 g de proteínas.

Além de muitas vitaminas e minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, selênio, ferro, entre outros.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios do suco de amora e conheça suas propriedades:

1. Tem ação antioxidante

Diversos estudos demonstraram que o consumo de frutas e hortaliças de maneira regular pode auxiliar na prevenção de muitas doenças em função da presença de substâncias antioxidantes em sua composição. O suco de amora, por sua vez, também é rico em compostos fenólicos, entre eles os flavonoides, como as antocianinas, com cor variando entre o vermelho alaranjado e o roxo, e as antoxantinas, que variam do branco ao amarelo claro, que, além de serem responsáveis pela coloração da fruta, também possuem capacidade antioxidante.

As substâncias com poder antioxidante são alvo de muitos estudos, devido aos imensos benefícios que estas apresentam. Alguns deles demonstraram que o consumo de antocianinas pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças degenerativas como o câncer, o mal de Alzheimer e as doenças cardiovasculares.

Além disso, os antioxidantes atuam na captura dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento do organismo e auxiliando na manutenção das atividades cognitivas e das funções neurais ao longo dos anos, promovendo a melhoria da memória, do foco e da concentração.

É importante ressaltar que os compostos antioxidantes na amora podem sofrer degradação durante o processamento da fruta para a produção de produtos industrializados como as geleias, os sucos, os iogurtes, sorvetes, e que o ideal, para conquistar todos os benefícios nutricionais, é que se faça o consumo do suco de amora feito de forma natural.

2. Melhora diversas funções do organismo

As vitaminas são nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento do metabolismo. Elas participam de muitas funções e a sua carência pode gerar sérios danos à saúde. O suco de amora é bastante nutritivo, contendo diversas vitaminas, entre elas as vitaminas C, a tiamina (B1), a riboflavina (B2), a niacina (B3), a vitamina B6, a vitamina B12, além das vitaminas A, E, D e K.

3. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) presentes no suco de amora são fundamentais para o adequado crescimento ósseo, para fortalecer o sistema imunológico, atuam na coagulação do sangue, além de serem importantes para prevenir as doenças cardiovasculares, as doenças de pele, entre muitos outros problemas.

4. Aumenta a produção de colágeno

As vitaminas hidrossolúveis (C e as do complexo B), por sua vez, são fundamentais no processo de cicatrização, melhoram a resposta imune, estimulam a produção de colágeno, promovem a saúde do sistema nervoso, participam da produção dos glóbulos vermelhos, além de serem importantes para a manutenção de ossos, músculos, dentes e tendões, entre muitos outros.

5. Fortalece o sistema imunológico

Entre as diversas vitaminas presentes, a vitamina C se destaca com 36,4 mg para cada 100 g da fruta, logo cada copo de suco terá, aproximadamente, 100 mg de vitamina C, fornecendo mais de 100% da ingestão diária recomendada (IDR) para este nutriente. A vitamina C é fundamental para manter o sistema imunológico fortalecido, além de possuir um excelente poder antioxidante.

6. Melhora a saúde dos ossos

Assim como as vitaminas, os minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo, participando de muitas funções. O suco de amora possui muitos minerais na sua composição, entre eles o cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo, o potássio, o sódio e o zinco.

Estes minerais são importantes para a saúde dos ossos, atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, participam da atividade muscular, melhoram a função cerebral, regulam a temperatura corporal, fortalecem o sistema imunológico, participam da produção hormonal, promovem a saúde dos vasos sanguíneos, têm ação antioxidante, promovem a saúde da pele, do cabelo, das unhas, além de participarem de muitas outras funções.

7. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Entre os diversos minerais presentes, o potássio se destaca com 194 mg do mineral para cada 100 g da fruta.

O potássio participa dos processos de contração muscular, auxilia no controle da frequência cardíaca, participa do equilíbrio osmótico das células, regula a pressão arterial, sendo fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, na manutenção da saúde mental e do sistema nervoso, ajudando na regulação dos níveis de açúcar do sangue, entre outros.

8. Melhora a saúde do sistema nervoso

O suco de amora contém grande quantidade de ácido fólico, uma das vitaminas do complexo B (B9), que é fundamental para diversos processos no organismo, participando da produção de proteínas, da síntese e reparação do DNA e da formação das hemácias, fortalecendo o sistema imunológico, além de ser importante para manter a saúde do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

9. Ajuda no desenvolvimento do feto

O ácido fólico também é essencial para as primeiras oito semanas de gestação, sendo componente fundamental no desenvolvimento fetal e na formação do tudo neural. A deficiência de ácido fólico pode causar diferentes sintomas, entre eles, dores de cabeça, feridas na boca, fadiga, além de causar problemas na formação neurológica do feto.

10. Melhora a saúde da pele

A amora é uma excelente opção para auxiliar na saúde e na hidratação da pele, sendo composta por mais de 85% de água e contendo altos teores de fibras. O consumo desta fruta pode auxiliar na eliminação de toxinas do corpo, na melhoria da elasticidade da pele, podendo, inclusive, ser utilizada na montagem de receitas de máscaras faciais caseiras.

Dicas para utilizar o suco de amora – Receitas e Como Fazer

Para começar a aproveitar os benefícios desta fruta, é bastante simples. Você pode tanto inserir a amora em diferentes receitas, principalmente em forma de sucos, como consumir a fruta fresca.

Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer para utilizar a amora em seu dia a dia e algumas receitas de suco de amora para deixar a sua alimentação ainda mais nutritiva e gostosa:

– Receita de suco de amora com morango, laranja e água de coco

Bata no liquidificar 1 xícara de amora, 1 xícara de morango, 1 copo de suco de laranja e 1 copo de água de coco. Se preferir, passe o suco na peneira. Adoce a gosto e sirva bem gelado.

– Receita de vitamina de amora com leite

Bata no liquidificar 1 xícara de amora (ou suco de amora concentrado), 1 copo de iogurte natural, e ½ copo de leite desnatado e adoçante a gosto. Se preferir, passe na peneira. Adoce a gosto e sirva bem gelado.

– Receita de suco de amora energizante

Bata no liquidificar 1 xícara de amora, 1 maçã verde cortada em fatias, 1 fatia de melão, 1 colher de chá de mel, 1 copo de água de coco e raspas de gengibre. Adoce a gosto e sirva bem gelado.

– Máscara hidratante facial

Misture uma xícara de amora com 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de água. Amasse as amoras até formar uma pasta e deixe descansar por alguns minutos para amolecer a fruta. Em seguida, aplique a máscara no rosto limpo e deixe agir por 10 a 20 minutos. Remova a máscara com água morna.

Você já conhecia todos esses benefícios do suco de amora para a saúde? Pretende aproveitar alguma dessas receitas em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *