5 Benefícios do Suco de Mangaba – Como Fazer, Receitas e Dicas

5 Benefícios do Suco de Mangaba – Como Fazer, Receitas e Dicas
Rate this post


Mangava, mangauva, catu, fruta-do-doente, tembiu, tembiu-catinga e mangaba-da-restinga. Todos esses nomes podem ser utilizados para designar a mangaba, uma fruta que pode ser encontrada em localidades como o Brasil e a Bolívia.

No Brasil. a mangaba é considerada típica do cerrado e das áreas de restinga do Nordeste e o principal produtor nacional é o estado do Sergipe.

Vamos falar a respeito da bebida preparada a partir da fruta – o suco de mangaba – e conhecer quais são os benefícios atribuídos a ela, além de aprendermos a preparar algumas receitas.

5 benefícios do suco de mangaba 

É a lista a seguir que nos apresenta alguns dos benefícios associados ao suco natural de mangaba. Vamos dar uma conferida?

1. É fonte de nutrientes

O suco de mangaba serve como fonte de nutrientes importantes para o organismo humano como carboidratos, fósforo, cálcio, ferro, potássio, vitamina A e vitamina C.

2. Refrescante

Nos dias mais quentes do ano, pode ser uma boa pedida preparar e saborear um suco de mangaba bem fresquinho. A fruta é refrescante e ajuda a aliviar os efeitos das temperaturas elevadas.

Isso sem contar que a fruta em si é composta por uma alta quantidade de água – a composição média de água do fruto da mangaba corresponde a 83%. Para deixar a sua receita ainda mais refrescante, a nossa dica é acrescentar umas pedrinhas de gelo ao seu copo de suco de mangaba e aproveitar a sua bebida bem gelada.

3. Fonte de vitamina C

A vitamina C encontrada na composição da mangaba é um nutriente bastante importante para o bom e apropriado funcionamento do nosso corpo.

Um dos motivos é que ela é um antioxidante, ou seja, é importante para combater os chamados radicais livres no nosso organismo, substâncias que danificam o DNA e estão associadas ao desenvolvimento de diversos problemas como câncer, artrite e doença no coração, além de poderem contribuir com a aceleração do processo de envelhecimento.

Mas não é somente isso – a vitamina C também é necessária para o crescimento e a reparação dos tecidos do corpo humano e ajuda o corpo na produção do colágeno, uma proteína necessária para a formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o corpo requer o nutriente para o processo de cura de feridas e para a reparação e manutenção dos ossos e dentes. Como se não bastasse, a vitamina C também auxilia o corpo em relação à absorção de ferro. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

4. Fonte de vitamina A

De acordo com informações da Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec), a mangaba também serve como fonte de vitamina A, ainda que a quantidade encontrada na fruta não seja tão significativa quanto o seu teor de vitamina C.

Segundo o que explicou o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, o nutriente deve estar presente nas nossas refeições e ser fornecido ao nosso organismo porque é essencial para a boa visão, necessária para o desenvolvimento adequado do embrião e do feto e ajuda as células a se reproduzirem normalmente.

Além disso, a vitamina A colabora com a função do sistema imunológico, o crescimento, a formação dos ossos, a reprodução e o processo de cura de feridas.

5. Apropriado para a dieta

O suco de mangaba natural pode auxiliar a dieta de quem deseja manter o peso nos trilhos porque fornece uma série de nutrientes que o corpo precisa sem exceder na quantidade de calorias oferecidas.

Por exemplo, um suco preparado somente com 100 g de mangaba e água carrega de 43 a 60 calorias. Se adicionarmos à receita uma colher de sopa de açúcar mascavo, o valor sobe para 77,5 a 94,5 calorias.

Já se o suco for feito com 200 g de polpa da fruta, duas xícaras de leite desnatado e adoçante não calórico, o resultado total da receita é de 151 calorias. Calculando que isso seja suficiente para, pelo menos, duas porções, cada dose da bebida acaba com 75,5 calorias.

O número é mais baixo, por exemplo, do que uma lata de 350 ml de Coca-Cola, que carrega 149 calorias. Mas essa não é a única vantagem: o refrigerante é pobre em nutrientes, enquanto o suco de mangaba natural fornece parte desses compostos essenciais para o nosso organismo. Assim, as calorias da bebida não são vazias como as do refrigerante.

Portanto, vale a pena trocar bebidas calóricas e pouco nutritivas como os refrigerantes por sucos naturais como o de mangaba dentro da dieta. É claro que não é a simples inserção do suco que traz a perda de peso, ainda é necessário seguir toda uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva com foco nesse objetivo e praticar atividades físicas para estimular uma maior queima calórica.

No entanto, o suco de mangaba pode dar uma forcinha ao aparecer no lugar de bebidas mais calóricas e que nada agregam à saúde do corpo.

Como fazer – Receitas de suco de mangaba 

1. Suco de mangaba natural

Ingredientes:

  • 100 g de mangaba bem madura e bem lavada;
  • 400 ml de água;
  • 1 colher de sopa açúcar mascavo (opcional);
  • Pedrinhas de gelo a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Peneirar a mangaba e reservar o seu sumo;
  2. Colocar a água e o sumo da mangaba no liquidificador e bater;
  3. Se achar que precisa adoçar adicionar a colher de açúcar mascavo e acrescentar as pedrinhas de gelo, se assim desejar. Servir-se imediatamente. 

2. Suco de mangaba com leite

Ingredientes: 

  • 200 g de polpa natural de mangaba retira da fruta bem madura;
  • 1 copo de leite desnatado;
  • Adoçante não calórico a gosto.

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes ao liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco de mangaba natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação, que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz, pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo. 

Cuidados com a mangaba

A mangaba não pode ser consumida ainda verde porque nesse estado ela possui um suco leitoso que é considerado tóxico. Os frutos só devem ser consumidos e utilizados em receitas depois de caírem da mangabeira, e recomenda-se aguardar 24 horas depois da colheita para fazer a ingestão da fruta.

Você já experimentou alguma vez o suco de mangaba? Já conhecia esses benefícios da bebida para a saúde? Pretende aprender como fazer e incluir em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *