6 Benefícios do Suco de Pêssego – Como Fazer, Receitas e Dicas

6 Benefícios do Suco de Pêssego – Como Fazer, Receitas e Dicas
Rate this post


O pêssego é uma fruta popular em nosso país e que é originária da China. Ao Brasil, ela chegou no ano de 1532 por meio de mudas trazidas da Ilha da Madeira por Martim Afonso de Souza. Atualmente, seu cultivo acontece principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

Além de ser consumido em seu formato natural, o pêssego também é utilizado em preparações culinárias como caldas, conservas, geleias, doces, licores e sorvetes.

8 benefícios do suco de pêssego

No entanto, vamos tratar do suco de pêssego, conhecer seus benefícios e aprender como preparar algumas receitas?

Antes de vermos algumas maneiras de como fazer a bebida, é hora de conhecermos que utilidades o suco pode ter em nosso dia a dia, além do sabor que oferece:

1. É fonte de nutrientes

O pêssego fornece uma série de componentes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. São eles: carboidratos, cálcio, ferro, zinco, manganês, enxofre, potássio, magnésio, vitamina A vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C.

2. Efeito diurético

O pêssego também é conhecido como um diurético natural, ou seja, ele estimula a eliminação de água do organismo por meio da urina. Isso significa que o consumo do suco de pêssego pode auxiliar a combater os casos de retenção de líquido, que resultam em um inchaço no corpo.

3. Saúde da pele

A fruta utilizada no preparo da bebida é fonte de vitamina A e vitamina C, dois nutrientes conhecidos como hidratantes naturais e facilmente encontrados na composição de cosméticos.

Ambas podem contribuir com a regeneração do tecido da pele. A vitamina C é utilizada na produção de colágeno, uma proteína importante para a formação da pele. Já a vitamina A ajuda na manutenção de áreas da pele e das membranas mucosas.

4. Ação antioxidante

Tanto a vitamina A quanto a vitamina C presentes no pêssego apresentam efeito antioxidante. Isso significa que o suco de pêssego, preparado com os devidos cuidados para manter o seu valor nutricional, pode contribuir com o combate aos radicais livres.

Essas substâncias fazem mal ao organismo humano porque estão associadas à promoção do envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de condições graves de saúde como câncer, artrite e doenças no coração.

Um estudo publicado no ano de 2009 no Journal of Medicinal Food (Jornal de Comida Medicinal, tradução livre) relatou que antioxidantes significativos são encontrados tanto na casca quanto na polpa do pêssego. Um dos maiores antioxidantes da fruta é chamado de ácido clorogênico e conhecido por auxiliar a evitar o câncer e a diminuir a inflamação.

5. Diminuição da inflamação

O pêssego também é uma fruta conhecida por suas habilidades anti-inflamatórias. Essas propriedades são encontradas tanto na casca quanto na polpa fresca do alimento, que tem a capacidade de parar a produção de citocinas inflamatórias e inibir a liberação das histaminas, que causam reações alérgicas, na corrente sanguínea.

6. Saúde dos olhos

A fruta também é composta por um antioxidante conhecido pelo nome de luteína, que é um carotenoide. No tecido macular dos olhos, os carotenoides contribuem com a prevenção da degeneração macular e de casos de cegueira e visão destorcida associados ao envelhecimento e causados por danos nas células da mácula.

Em tempo: a mácula é descrita como uma área do centro da retina, que é responsável pela visão nítida.

7. Combate à hipocalemia

A hipocalemia é uma condição caracterizada pela ausência de potássio e que pode afetar a força muscular e provocar a irregularidade do batimento cardíaco. O pêssego pode contribuir neste sentido justamente por ser fonte de potássio.

Claro que não é só o suco de pêssego que satisfaz as necessidades em relação ao potássio que o organismo tem. Mas ele pode contribuir ao ser inserido dentro de um contexto de uma dieta que também seja composto por outros alimentos e bebidas que servem como fonte de potássio.

8. Saúde do sistema nervoso

O pêssego também é composto por magnésio, um mineral que auxilia na prevenção do estresse e do nervosismo e ajuda a manter o sistema nervoso calmo. Por outro lado, a deficiência do nutriente pode interferir no funcionamento do sistema nervoso, resultando em uma hiperexcitação dos músculos e no aumento da atividade dos sinais nervosos.

Mais uma vez, não é apenas o suco de pêssego que supre as necessidades de magnésio do corpo, porém, ele pode contribuir com o aporte que é necessário ao organismo. 

Como fazer – Receitas de suco de pêssego

1. Suco natural de pêssego

Ingredientes:

  • 6 pêssegos maduros e amarelos;
  • 2 xícaras de chá de água gelada;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar os pêssegos, descascá-los e descartar os caroços;
  2. Colocar as polpas da fruta no liquidificador, adicionar os outros ingredientes e bater bem. Servir-se imediatamente e com gelo, se assim desejar. 

2. Suco de pêssego com laranja

Ingredientes:

  • 1 pêssego;
  • 1 laranja;
  • Adoçante a gosto.
  • ½ xícara de chá de água mineral gelada.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as frutas. Descascar o pêssego, remover o seu caroço e cortá-lo em fatias finas;
  2. Na sequência, descascar a laranja, sem retirar a pele branca, e cortar a fruta em pedaços pequenos;
  3. Levar os pedaços ao liquidificador e bater juntamente com a água. Passar para um recipiente e acrescentar o adoçante. Servir-se imediatamente e com geo, se preferir assim.

3. Suco de pêssego com água de coco

Ingredientes:

  • ½ copo de suco de pêssego natural;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 rodela de gengibre descascado;
  • 2 pedrinhas de gelo.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater aproximadamente durante 20 a 30 segundos. Passar para um copo e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco de pêssego natural imediatamente depois do seu preparo, porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz é que pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você já imaginava que o suco de pêssego pudesse trazer tantos benefícios à saúde? Que receitas mais chamaram sua atenção? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *