7 alimentos que aliviam o estresse e que TEM NA SUA CASA!

7 alimentos que aliviam o estresse e que TEM NA SUA CASA!
4.6 (91.9%) 84 votes



Sabemos que o estresse tem muitas causas e que a correria da vida moderna faz com que todos nós tenhamos nossos momentos mais ou menos estressantes. Pra ajudar, dá pra aliviar os sintomas desse mal comendo certos alimentos. Existem outros, mas tomei o cuidado de separar alimentos que você tem em casa. Mas é muito importante lembrar que, além deles, você deve beber bastante água! Vamos a eles?

7 Alimentos que aliviam o estresse 

1. Banana

Olha lá pra sua fruteira e me diz se tem ou não tem banana. Ela é muito importante para aliviar o estresse, por conta dos nutrientes: triptofano, vitamina B6, potássio e magnésio; juntos, colaboram na produção da serotonina, substância que regula o humor e o sono.

Outras fontes de triptofano são: carne de peru e de frango, nozes, amendoins e laticínios.

2. Alface

A verdura mais presente na salada da casa de todos nós, a alface funciona como um calmante natural devido a presença das substâncias lactucina e a lactupicrina. A região mais rica nesses ativos é a parte branca e firme.

3. Frutas cítricas

Na sua fruteira tem laranja e limão, não tem? Pelo menos um deles deve ter. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas ajudam a diminuir a secreção do cortisol, da histamina e da norepinefrina conhecidos como “hormônios do estresse”, evitando, assim, os surtos de ansiedade.

Além das frutas cítricas, o tomate, o pimentão, o caju, a acerola e a goiaba são ricos nessa vitamina.

4. Ovo

Esse tem na sua geladeira, com certeza absoluta! A gema do ovo é muito rica em colina (1 gema tem 130 mg), uma vitamina que melhora a sensação de bem-estar e também o funcionamento perfeito do sistema nervoso.

6. Verduras verde-escuras

Os vegetais como couve, espinafre, rúcula, brócolis e couve-de-bruxelas são ótimas fontes de ácido fólico e de potássio que melhoram o funcionamento das células, ajudando a evitar a depressão.
Já a presença de fosfato, magnésio e das vitaminas do complexo B, além da A e C contribuem para a boa saúde do sistema nervoso.


7. Chocolate amargo

Além de conter triptofano como a banana, o chocolate amargo possui uma substância chamada teobromina, que estimula a endorfina, um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar, além de baixar a pressão e diminuir a “dor no peito” (angina). Já os antioxidantes flavonoides do chocolate aumentam a formação da serotonina.

Quanto mais amargo for o chocolate, melhor, mas a dica é não exagerar, porque o chocolate é muito calórico. O ideal é comer um “quadradinho” de uma barra por dia.



Source link

Add Comment