8 Benefícios da Fruta Jujuba – Para que serve e Propriedades

8 Benefícios da Fruta Jujuba – Para que serve e Propriedades
4.5 (90.33%) 273 votes


O nome pode até ser o mesmo daquele docinho colorido e cheio de açúcar, mas as semelhanças entre estes alimentos homônimos param por aí.

A jujuba é uma fruta pequena, mas poderosa que vem da Ásia, muito cultivada e consumida na Coreia do Sul, na Índia e na China, onde é utilizada como produto medicinal há mais de 4 mil anos.

Conhecendo a fruta jujuba

Existem mais de 400 variedades da fruta jujuba espalhadas pelo planeta, sendo que algumas espécies são melhores para comer frescas e outras em sua versão desidratada.

Por conta de suas propriedades medicinais, a Ziziphus jujuba está começando a ganhar consumidores ao redor do mundo. No Brasil, possuímos uma variedade de Ziziphus nativa do nordeste, que é conhecida popularmente como juá.

Seu fruto é pequeno e arredondado, com a polpa branca, pequena semente e casca fina. É consumida quase verde, bem no início do amadurecimento, antes que adquira uma consistência farinácea. Tem sabor suave, muito parecido ao da maçã.

Valor nutricional da jujuba (para 28g da fruta)

  • 25 calorias
  • 5,7 gramas de carboidratos
  • 0,1 grama de gordura total
  • 0,3 gramas de proteína
  • 19,3 miligramas de vitamina C
  • 5,9 miligramas de cálcio
  • 70 miligramas de potássio

O poder da jujuba de acordo com especialistas

Desde que a fruta chegou nos Estados Unidos, no começo do século XX, especialistas se dedicaram a estudar as propriedades medicinais e nutricionais da jujuba. De acordo com um estudo publicado na Food Chemistry, a fruta contém até 18 aminoácidos de um total de 24 que o corpo humano necessita.

Por ser uma fruta pequena, não podemos dizer que existem quantidades exorbitantes de qualquer nutriente, mas a grande vantagem da fruta jujuba é combinar uma enorme variedade deles em um único alimento.

Algumas propriedades da jujuba

Esta fruta quase desconhecida possui diversos benefícios para a saúde, como propriedades que desintoxicam o sangue, aliviam o estresse, ajudam a melhorar a qualidade do sono, fortalecem o sistema imunológico, entre outros.

Outro ponto positivo da jujuba é que ela é rica em antioxidantes, que são conhecidos por evitar a proliferação de radicais livres que podem desencadear células cancerígenas.

O extrato da jujuba é bastante usado em produtos cosméticos, com resultados comprovados de diminuição de rugas, hidratação da pele e até para alívio de queimaduras do sol.

As suas sementes também são muito usadas, principalmente na medicina chinesa. Por possuírem propriedades sedativas, as sementes de jujuba são usadas no tratamento de doenças como insônia, depressão e ansiedade.

Por conter tantos nutrientes e poucas calorias, a fruta jujuba é também um ótimo aliado para quem quer perder peso, mas sempre com cautela, pois ela possui frutose, que em excesso pode ser prejudicial.

Benefícios da jujuba para a saúde

1. Sistema digestivo

Além de conter bastantes fibras, principalmente em sua casca, a jujuba possui compostos chamados saponinas e triterpenóides, que são conhecidos por auxiliarem na melhora da absorção de nutrientes.

O sistema digestivo também é beneficiado, já que a fruta ajuda a promover o movimento saudável dos alimentos dentro do sistema digestivo. Por isso, é conhecida também por prevenir a constipação, cólicas e gases, principalmente se consumida a jujuba desidratada, que funciona como um laxante natural leve.

2. Sangue

As mesmas saponinas que ajudam no sistema digestivo, quando combinadas com alguns tipos de alcalóides encontrados na jujuba, têm o poder de purificar o sangue, eliminando toxinas do nosso organismo.

Este efeito desintoxicante pode prevenir doenças ligadas ao sistema imunológico e linfático, além de melhorar o bombeamento do sangue para todo o corpo.

Além disso, a jujuba é fonte de ferro e fósforo, ingredientes essenciais para os glóbulos vermelhos, que evitam doenças como a anemia. O consumo de jujuba pode evitar sintomas como fraqueza, indigestão e tontura, que são associados à anemia.

3. Sistema imunológico

O sistema imunológico pode ser beneficiado com o consumo de jujuba principalmente por seus altos níveis de antioxidantes, além de vitamina A, C e alguns ácidos.

Os antioxidantes são importantes compostos que têm o poder de neutralizar os radicais livres, que favorecem a aparição de doenças crônicas como o câncer e o Alzheimer.

Como vimos acima, os glóbulos vermelhos são beneficiados por alguns componentes da jujuba, e os brancos não ficam para trás. A fruta é muito abundante em vitamina C, que é conhecida por estimular a produção dos glóbulos brancos, importantíssimos para nosso sistema imunológico.

4. Saúde dos ossos

A boa saúde dos ossos está diretamente ligada ao alto consumo de minerais como o cálcio, fósforo e o ferro. A fruta jujuba é muito rica nestes três minerais, garantindo maior força e saúde óssea.

Assim, o consumo da fruta e de outros alimentos ricos em minerais pode fortalecer a estrutura óssea, evitando enfermidades como a osteoporose e outras doenças degenerativas.

5. Contribuição para uma boa noite de sono

As sementes da fruta jujuba são utilizadas como medicamento há muitos séculos na medicina oriental. Sua principal função é a de acalmar o corpo e a mente, e por isso são muito usadas por pessoas que sofrem de insônia e fadiga crônicas.

Suas propriedades também são eficazes no controle do estresse e da ansiedade, pois a fruta possui efeitos ansiolíticos e calmantes no corpo. O consumo da fruta jujuba ou de seu óleo podem impactar níveis hormonais induzindo a uma sensação de calma e relaxamento, sendo muito recomendado para quem tem depressão.

6. Câncer

As propriedades anticâncer da jujuba ainda estão sendo investigadas por especialistas, mas os primeiros resultados apontam uma relação positiva entre compostos bioativos encontrados na fruta e a redução de radicais livres, que podem espalhar células cancerígenas.

Os antioxidantes contidos na fruta também colaboram com a prevenção de alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas.

7. Saúde da pele

Encontramos mais um efeito poderoso dos antioxidantes da jujuba quando seu extrato ou óleo é aplicado diretamente na pele para tratar de algumas irritações, como psoríase e acne.

Também é possível se beneficiar deste poder positivo para a pele ao comer a fruta jujuba, que possui um efeito antienvelhecimento que ajuda a dar mais firmeza para a pele, prevenindo a aparição de rugas e até mesmo suavizando cicatrizes.

8. Controle de peso

Comer frutas, legumes e verduras é um ótimo começo para quem quer perder peso, e esta frutinha cheia de nutrientes pode ajudar muito. A fruta jujuba possui baixas calorias e um nível elevado de fibras e ainda um pouco de proteína, que aumentam a sensação de saciedade sem precisar comer muito.

Além disso, a jujuba contém baixo teor de gordura, contribuindo ainda mais para uma alimentação saudável e balanceada.

Para quem quer perder peso, o ideal é comer a fruta fresca, extratos ou suplementos, mas não abusar da fruta desidratada, pois esta pode conter maiores níveis de açúcar em sua composição.

Atenção, diabéticos

A jujuba pode ser prejudicial a quem sofre de diabetes, já que contém alguns carboidratos que afetam negativamente o nível de açúcar no sangue.

Como usar a fruta jujuba?

A forma mais simples e eficaz é consumir a fruta fresca, assim que ela começar a amadurecer. É importante comer também a casca, pois é ali que estão concentrados alguns dos seus mais importantes nutrientes.

Como é um fruta ainda pouco popular no Brasil, algumas lojas de produtos naturais começaram a vender extrato de jujuba em cápsulas. Dependendo da finalidade do uso deste extrato, a quantidade de cápsulas pode variar.

A planta também é muito usada como elemento de máscaras e cremes hidratantes, a fim de combater o envelhecimento precoce da pele.

Onde comprar?

No Brasil, a fruta jujuba ainda não é muito popular, mas existem algumas lojas de jardinagem que vendem a muda ou as sementes da planta. Sua árvore não é grande e pode ser mantida em vasos.

Em algumas regiões do país, é possível encontrar a espécie brasileira da fruta, conhecida também como juá, que mantém as propriedades gerais da jujuba.

Além disso, pode-se encontrar o extrato da fruta jujuba em pó ou cápsulas e também o óleo de jujuba em lojas de produtos naturais.

Você já conhecia a fruta jujuba e seus benefícios para a saúde? Tem curiosidade de experimentá-la e aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…



Source link

Add Comment