A importância de estimular as crianças | Bem Estar

A importância de estimular as crianças | Bem Estar
Rate this post


O que podemos aprender com os bebês? A média de QI das crianças aumentou de 70 para 100 nos últimos oitenta anos. O pediatra especialista em desenvolvimento e comportamento Livio Francisco da Silva Chaves explicou o que isso quer dizer no Bem Estar desta sexta-feira (15).

Os estímulos do meio ambiente mudaram o nosso QI. As crianças de hoje têm mais acesso à informação, uma melhora da alimentação (isto faz com que o cérebro tenha melhora na capacidade de aprendizagem) e o aumento da escolarização.

Existem algumas formas de estimular a criança. Por exemplo, quando o bebê ainda estiver na barriga, leia para ele, converse, demonstre afeto e ouça música. Leia, faça contato visual com a criança, tente torna-la o mais independente que ela conseguir. Brinque muito! A brincadeira usa linguagem corporal, social, visual, estimula a percepção da criança dentro do seu ambiente, o que favorece o desenvolvimento. Coloque a criança para fazer atividade física e estimule-a a aprender um instrumento musical.

Cada criança tem seu tempo
A tabela de Denver é uma das mais importantes usadas pelos pediatras para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança de 0 a 6 anos. O pediatra explica que o tempo que uma criança tem para desenvolver uma habilidade varia muito, por isso os pais não devem comparar seus filhos com os outros e sim com eles mesmos.

Mas é importante ficar de olho e observar sempre o comportamento da criança para perceber se há algum atraso de aprendizado que deve ser relatado ao médico. Quanto mais cedo for detectada uma falha no desenvolvimento, mais rápida será a intervenção e a possibilidade de melhora da criança.

Porém, é importante reforçar que, em alguns casos, o atraso no aprendizado se deve à falta de estímulo e não a algum problema cognitivo ou neurológico da criança. Nestes casos, o pediatra também pode dar orientações para os pais estimulares os filhos a corrigirem estas falhas.

Reveja o programa desta sexta:



Source link

Add Comment