Apenas 10% das terras protegidas estão totalmente livres da atividade humana, diz estudo | Natureza

Apenas 10% das terras protegidas estão totalmente livres da atividade humana, diz estudo | Natureza
Rate this post


Um terço da terra protegida está sob intensa pressão humana por processos que incluem a construção de estradas, a agricultura e a urbanização, mostra estudo publicado na “Science” nesta quinta-feira (17). O levantamento fez uma avaliação do impacto da atividade humana em terras protegidas — a última análise dessa escala, segundo autores, foi feita em 1992.

De todas as terras sob proteção, 33% estão sob intensa atividade humana — enquanto 42% estão livre de pressões mensuráveis. Apenas 10% dessas terras estão totalmente livres de atividade humana — mas a maior parte da área está em terras remotas, como em regiões da Rússia e do Canadá.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Naureza, método adotado pela ONU e a Convenção sobre a Diversidade Biológica, uma área protegida deve manter a integridade ecológica e condições naturais; nesse sentido, espécies e seus hábitats devem se manter protegidos da ação humana para que processos ecológicos e evolutivos se mantenham.

Eles defendem, no entanto, que há cenários em que a atividade humana pode conviver com a biodiversidade — como em algumas combinações menos extensivas de agricultura.

Um outro ponto a se considerar é que a atividade humana não responde por toda a pressão que se coloca na natureza — outros fatores, como a mudança climática também interferem no equilíbrio ecológico de áreas sob preservação.



Source link

Add Comment