Ativos e Passivos – Meu dinheiro grita Socorro

Ativos e Passivos – Meu dinheiro grita Socorro
Rate this post

No mundo financeiro existem dois tipos de bens, os ativos e os passivos, nesse post vou definir cada um deles de forma como ninguém jamais fez, ou seja sem aqueles bla bla bla, de forma direta e com linguajar popular, afinal ninguém merece esses termos técnicos que só embaralham nossa cuca.

A questão é o seguinte, você é pobre ou rico? Tem capitais ativos ou passivos? Se for rico ou pobre não interessa, mas caso queria manter seu capital por muito tempo – caso seja rico – ou se planeja ficar rico – é bom começar a investir em ativos, mas que diabos são os ativos, ok ok, chegou a hora, vamos a definição:

Capital Ativo – Tudo aquilo que gera receita pro seu bolso.
Capital Passivo – Tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

Muita gente acha que uma casa ou um carro é um ativo incondicional, mas na verdade não é, se uma casa é um ativo ou passivo vai depender da situação em que ela está sendo empenhada no seu dia a dia. Por exemplo, uma casa onde você mora vai lhe trazer gastos (água, luz, fone, iptu, taxa de coleta de lixo, etc), e não vai trazer nenhum capital líquido dessa forma, já se você aluga a casa para alguém, ela se torna um ativo, ou seja, no final do mês terá dinheiro oriundo do aluguel que virá para seu bolso.

Saber a diferença entre passivos e ativos é obrigatório para todo candidato a ficar bem de vida, com uma economia estabilizada. Um dos segredos das pessoas ricas é investir em ativos enquanto as pobres investem em passivos. As pessoas classe média e baixa investem em passivos sem nem pensar, muitos nem sabem o que é um passivo ou um ativo, as oportunidades para que elas invistam em ativos surgem todos os dias mas só que ela não reconhecem um ativo como uma boa oportunidade.

Já os ricos trabalham dessa forma:
Todo capital oriundo de trabalho físico ou outros meios que não ativos são investidos em “Ativos”, e somente quando um ativo gerar a grana, aí sim eles investem nos passivos e nas regalias.

Veja as diferenças de linhas de raciocínios entre ricos e pobres:
– A linha de raciocínio de um rico para comprar um carro do ano: Em qual ativo deve investir ou qual ativo devo adquirir, ou ainda qual ativo devo criar que vai me gerar uma receita suficiente para adquirir um carro do ano.
– Al linha de raciocínio de um pobre para comprar um carro do ano: Vou pegar duma vez o carro e vou pagando prestacionado.

Ou seja, o pobre além torrar todo seu salário em prestações, ainda, e o que é pior, não adquire ativos, mas passivos. O carro só vai gerar mais débito em seu saldo. Já o rico investiu primeiro em um ativo, o qual além de bancar os gastos com o carro novo, também pode gerar mais receita para cubrir outras despesas e até quem sabe investir em outros ativos.

Viram, como a forma de raciocínio é diferente, e quem pede socorro é nosso dinheiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *