Clima político é fonte significativa de estresse para 57% dos americanos | Ciência e Saúde

Clima político é fonte significativa de estresse para 57% dos americanos | Ciência e Saúde
4.5 (89.24%) 303 votes


Pesquisa foi feita pela Associação Americana de Psicologia (APA); 59% dos republicanos dizem que o futuro do país é fonte de estresse, contra 76% dos democratas.

Eleição que elegeu Donald Trump também causou estresse entre entrevistados. (Foto: Globo News)Eleição que elegeu Donald Trump também causou estresse entre entrevistados. (Foto: Globo News)

Eleição que elegeu Donald Trump também causou estresse entre entrevistados. (Foto: Globo News)

O atual clima político dos Estados Unidos é fonte significativa de estresse para 57% dos norte-americanos. Quase metade, 49%, dizem o mesmo sobre o resultado da eleição que elegeu Donald Trump. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia (APA, em inglês).

A maioria dos republicanos (59%) — apesar de seu partido ter eleito o presidente — dizem que a preocupação com o futuro da nação é causa de estresse. Entre os que se dizem democratas, esse índice salta para 76%.

“O estresse que estamos passando devido às questões políticas é profundamente preocupante, e é difícil para os americanos fugir dele”, disse Katherine C. Nordal, diretora-executiva da APA. “Estamos rodeados de conversas, de notícias e pelas mídias sociais que constantemente nos lembram os problemas que mais nos estressam”, completou.

Os novos resultados foram contabilizados após uma outra pesquisa da APA, feita em agosto de 2016, com 3.511 adultos, indicar que 52% dos norte-americanos consideravam a campanha da eleição presidencial uma fonte de estresse. Desta vez, uma pesquisa adicional ouviu 1.091 adultos com entre 5 e 19 janeiro deste ano.

Entre agosto e janeiro de 2017, a média geral relatada do nível de estresse dos americanos subiu de 4,8 para 5,1, em uma escala em que 1 significa pouco ou nenhum estresse, e 10 representa uma grande quantidade de estresse.

Nordal também apontou que, além da questão política, as pesquisas observaram que os entrevistados relatam de forma crescente que atos de terrorismo, violência policial em relação às minorias e segurança pessoal estão cada vez mais ligados aos níveis de estresse.

De acordo com a APA, a porcentagem de moradores dos EUA que relatam atos de terrorismo como fonte de estresse aumentou de 51% para 59% entre as duas pesquisas. Já a porcentagem com relação à violência policial passou de 36% para 44%, no mesmo período. Com relação à segurança pessoal, o número foi de 29% dos norte-americanos para 34% – maior percentual desde que a pergunta foi feita pela primeira vez, em 2008.

O nível de estresse variou de acordo com a educação: afetou 53% das pessoas que têm ensino médio, contra 38% daqueles que não têm. Norte-americanos que vivem em áreas urbanas também dizem sentir mais: 62%, em comparação com áreas suburbanas, com 45%, e rurais, com 33%.



Source link

Add Comment