Combinação de treino de força com exercício aeróbico é a melhor opção para idosos obesos | Bem Estar

Combinação de treino de força com exercício aeróbico é a melhor opção para idosos obesos | Bem Estar
4.6 (91.48%) 54 votes


Estudo avaliou que combinar duas modalidades é melhor do que escolher apenas uma das duas. Estratégia levou a proteção contra perda muscular e óssea.

Equipamentos usados para prática de exercícios físicos: estudo concluiu que combinação de exercícios aeróbicos e de resistência é melhor opção para idosos obesos (Foto: CDC/ Debora Cartagena)Equipamentos usados para prática de exercícios físicos: estudo concluiu que combinação de exercícios aeróbicos e de resistência é melhor opção para idosos obesos (Foto: CDC/ Debora Cartagena)

Equipamentos usados para prática de exercícios físicos: estudo concluiu que combinação de exercícios aeróbicos e de resistência é melhor opção para idosos obesos (Foto: CDC/ Debora Cartagena)

Para pessoas obesas com mais de 64 anos, a combinação entre exercícios aeróbicos e treinamento com peso é a melhor opção para aprimorar a função física, superando os benefícios de se praticar só uma das duas formas de atividade. A conclusão é de um novo estudo publicado na revista “New England Journal of Medicine”.

Cada uma das modalidades de atividade física e a combinação das duas levou a reduções de 9% no peso corporal em um período de seis meses. Mas a combinação levou ao melhor resultado, promovendo proteção contra perda muscular e óssea e melhora da capacidade aeróbica.

O exercício aeróbico e o treinamento com peso, também conhecido como treinamento de resistência, “tem efeitos complementares em melhorar sua função física”, disse o principal autor do estudo, o médico Dennis Villareal, do DeBakey VA Medical Center, em Houston, nos Estados Unidos. “De modo geral, o paciente sente isso, e conseguimos documentar objetivamente”.

Médico do esporte Gustavo Magliocca comenta sobre melhores opções de exercício para idosos

Médico do esporte Gustavo Magliocca comenta sobre melhores opções de exercício para idosos

As descobertas têm um significado importante porque um terço dos adultos mais velhos dos Estados Unidos são obesos e sofrem de todos os riscos de saúde associados à obesidade. No entanto, existe uma preocupação de que a perda de peso possa torná-los ainda mais frágeis porque osso e músculo também poderiam sofrer perdas.

Os resultados sugerem que esse temor não tem fundamento.

O estudo avaliou 160 voluntários do Novo México com um IMC igual ou maior que 30, o que os coloca na categoria de obesos, que não tinham histórico de praticar atividades físicas. Do total, 141 participantes seguiram no estudo até o fim.

Os voluntários que participaram de sessões de 60 minutos de treino aeróbico ou treino com peso três vezes por semana por seis meses tiveram melhora de performance em 14%.

Já os que fizeram uma combinação das duas atividades tiveram uma melhora de 21%. “Em essência, o grupo que combinou as duas atividades.

“Todos os atletas de competição sabem que os melhores resultados vêm de uma combinação de força, resistência e treino técnico”, disse o médico Benjamin Levine, diretor do Instituto para Exercício e Medicina Ambiental em Dallas. Ele não participou do estudo. “Espero ver a continuidade do seguimento desses pacientes para ver como eles vão se sair a longo prazo, já que seis meses é um período curto.”



Source link

Add Comment