Como tirar o cheiro de peixe da cozinha

Como tirar o cheiro de peixe da cozinha
Rate this post


Principal proteína da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo, o peixe é um ingrediente incrível. Rico em nutrientes, ele tem uma pequena desvantagem: deixa um cheiro horrível na cozinha!

Para acabar com esse transtorno, existem alguns truques que ensinaremos a você neste artigo. Tudo muito prático e rápido de fazer. Aprenda agora como retirar o odor de peixe dos ambientes.

4 técnicas para tirar o cheiro de peixe da cozinha

Retirar cheiro de peixe cru

O cheiro de peixe cru incomoda bastante. Para livrar-se dele de um jeito prático é melhor começar ainda durante o seu preparo.

Para tirar o cheiro de peixe da cozinha aposte em bicarbonato, café ou limão

Algumas misturas caseiras conseguem minar o odor desse alimento (Foto: depositphotos)

Assim que você começar a tratá-lo, coloque água com limões fatiados em fogo baixo e deixe durante todo o tempo em que estiver manuseando o peixe cru. O vapor dessa mistura vai minar o cheiro forte.

Retirar cheiro de peixe frito

Se tem outra coisa que incomoda bastante é quando o cheiro de peixe frito invade a casa inteira! Para pôr fim a isso, experimente duas ações.

A primeira é: antes de fritar o peixe no óleo, corte uma maçã em fatias bem finas e coloque no óleo que está esquentando para fritar o peixe. Deixe que as maçãs fiquem escuras e retire-as. Somente depois disso, você adiciona o peixe no mesmo óleo. Essa medida faz com quê a fumaça emita menos odor.

Veja também: Aprenda como tirar o cheiro de peixe da geladeira

A segunda situação é: quando o peixe já foi frito e o cheiro impregna todo o ambiente, a melhor saída é colocar em um recipiente aberto água e vinagre. Na proporção de 300 mililitros para cada 30 mililitros de ácido acético. Daí é só deixar a mistura exposta que ela absorverá o odor.

Retirar cheiro de peixe da geladeira

Quando armazenamos o peixe cru ou já preparado na geladeira, ele deixa um cheiro forte dentro dela que até contamina outros alimentos refrigerados. Para prevenir que isso aconteça, você deixará um copo com pó de café dentro da geladeira por até três dias. Depois desse tempo, ele terá que ser renovado.

Caso você prefira, pode substituir o pó de café pelo tradicional bicarbonato de sódio, que também conseguirá o mesmo efeito. Lembre-se que nem o café, nem o bicarbonato podem ser reutilizados depois desse uso, pois eles absorvem todo o odor. Jogue-os fora.

Retirar cheiro de peixe do micro-ondas

Se você preparou seu peixe ou apenas o aqueceu no micro-ondas deve ter ficado um cheirinho não muito agradável e que pode tomar outros alimentos. Um truque prático é colocar meio litro de água com um limão fatiado e deixar aquecendo no aparelho por cinco minutos.

O mesmo pode ser feito dentro do forno do fogão, mas com uma ressalva: coloque em uma forma ou vidro que aguente altas temperaturas. Mantenha a chama baixa e deixe por 15 minutos. Pronto! Seu forno estará livre do cheiro de peixe.

Truques para preparar peixe

Existem truques para evitar sujeira na cozinha durante o manuseio do peixe

Preparar o peixe é uma tarefa difícil mas existem truques que facilitam (Foto: depositphotos)

Não é porque o peixe deixa um cheiro desagradável na sua casa ou cozinha que você vai abrir mão de consumi-lo. Muito pelo contrário. O ingrediente é fonte de ômega-3 que faz um bem enorme ao coração e cérebro, dois órgãos vitais importantíssimos.

Veja também: Técnica caseira ensina como limpar o peixe antes do preparo

Mas é inegável que ele dá bastante trabalho para ser preparado. Não é à toa que os consumidores preferem comprá-lo já em pequenos pedaços, já fatiados e tratados. Veja esses truques para facilitar a sua vida na cozinha!

Acabar com espirros de óleo no fogão

Para facilitar ainda mais a sua vida na cozinha, você pode impedir toda a sujeira que o peixe frito faz no fogão. Para isso, é só praticar o seguinte truque: adicione ao óleo quente meia colher de farinha de trigo. O fogo vai dourar o pó e evitará que quando o peixe for adicionado, o óleo espirre para todo lado.

Quer outra sugestão ainda melhor? Que tal não utilizar óleo nos seus preparos? A solução é abusar dos fornos e do azeite. Dá para manter seus preparos mais saudáveis sem perder o sabor do ingrediente.

Descamar peixe sem sujeira

Quem já descamou um peixe sabe o trabalho que dá! É incrível como as escamas fazem sujeira mesmo que você tome o maior cuidado. Dentro de bacias grandes, da pia ou com instrumentos sem garras, nada disso é suficiente para atenuar a bagunça que fica na cozinha.

Um truque muito simples é pegar um saco plástico grande, totalmente transparente e colocar o seu peixe dentro dele. O recipiente precisa ser grande o suficiente para que suas mãos entrem também. Dessa forma, você vai descamar todo o peixe e tudo vai ficar dentro da sacola. 

E não esqueça: o sentido correto para descamação é do rabo à cabeça e para manusear o peixe melhor, passe sal de cozinha nas mãos para manter a aderência.

Remover espinhas com ferramenta caseira

O momento correto para retirar as espinhas é no momento em que o peixe está cru. Fica mais fácil de removê-las com uma pinça de sobrancelhas. Para isso, faça a assepsia da ferramenta com água quente e use-a somente para isso.

Veja também: Confira alguns benefícios de comer peixe que talvez você nem imaginava

Em uma superfície plana, retire espinha por espinha com a pinça e quando for jogá-las, coloque-as dentro de potes de margarina, latas de leite vazias ou garrafas pet, para evitar que elas furem as pessoas que manejam o lixo.



Source link

Add Comment