Cuidado: tomar remédio para ressaca pode causar desmaio, vômito e até hemorragia – Notícias

Cuidado: tomar remédio para ressaca pode causar desmaio, vômito e até hemorragia – Notícias
4.5 (90.1%) 210 votes


Festa, bloquinho de rua e muita diversão. Nessa época de Carnaval aumenta muito o consumo de bebida alcoólica. Consequentemente, também a busca por antieméticos [remédios para melhorar sintomas de enjoo e vômitos] e analgésicos para curar a ressaca. Porém, a mistura de álcool com esses tipos de medicamentos não é recomendada por especialistas do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo). 

Hemorragias, vômitos, taquicardia e desmaios são algumas das possíveis complicações resultado da combinação de remédio com álcool, além de perda da coordenação motora e do reflexo. Se a droga for o ácido acetilsalicílico pode haver irritação na mucosa que reveste o estômago e que pode até causar hemorragia gastrintestinal.

Automedicação e uso incorreto de remédios podem levar à morte

Já os anti-inflamatórios podem resultar em danos ao fígado quando ingeridos com bebida alcoólica, enquanto a superdosagem de paracetamol eleva o risco de necrose hepática. A superdosagem de dipirona pode causar hipersensibilidade e a de ácido acetilsalicílico, de náuseas a gastrite.

O órgão contraindica, ainda, a venda de “kits antirressaca”, um saco plástico com antiácidos e analgésicos que também podem causar interações graves. Indica-se sempre a consulta ao médico e orientação farmacêutica para driblar os riscos da automedicação.

Comum no Brasil, automedicação pode levar ao vício em remédios



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *