Diferença Pirâmide e Marketing Multinível

Diferença Pirâmide e Marketing Multinível
Rate this post

Pirâmide e Marketing Multinível são duas coisas muito parecidas, mas com uma diferença gritante: Sistema de Pirâmide é ilegal, já Marketing Multinível é legal e permitido por lei. Mas afinal qual é a diferença Pirâmide e Marketing Multinível

Bem, a diferença é que sistemas de pirâmides não são sustentáveis, não há produto a ser oferecido, apenas a inscrição no sistema por dinheiro. Já o marketing Multinível trabalha também com produtos comissionados além de ganhos por inscrições e indicações de novos membros, sendo assim auto-sustentável já que um membro pode continuar ganhando dinheiro com vendas de produtos, mesmo que não indique nenhum novo membro.

Olhem um trecho que há no wiki

———————–
Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não-sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema sem que qualquer produto ou serviço seja entregue. Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um século. O esquema em matriz usa o mesmo sistema não-sustentável fraudulento da pirâmide, mas nele as vítimas pagam para entrar numa lista de espera de um produto desejável, o qual somente uma pequena parcela dos interessados poderá realmente receber.

Existem outros modelos comerciais usando vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais e sustentáveis (embora mesmo em tais casos nem tudo seja tão claro quanto parece)
———————–

Víram? Então pesquisem bem antes de ficar acusando uma empresa de ser Pirâmide, saiba de você pode ser processado por calúnia caso acuse uma empresa que é marketing multinível de pirâmide.

Add Comment