G1 – Campos, RJ, inicia força-tarefa contra a febre amarela neste sábado

G1 – Campos, RJ, inicia força-tarefa contra a febre amarela neste sábado
Rate this post


A vacinação contra a febre amarela em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi antecipada para este sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), sempre das 8h às 16h. As pessoas devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação. A força-tarefa da imunização vai contar com 100 mil doses de vacina. Anteriormente, o início da campanha estava marcado para segunda-feira.

A campanha de vacinação nas cidades do interior do Estado foi tomada após a Secretaria de Estado de Saúde confirmar dois casos da doença em moradores da zona rural de Casimiro de Abreu; um deles morreu no sábado (11).

A primeira etapa da campanha acontece neste sábado e domingo na acontece na Fundação Rural de Campos, no Hospital Veterinário da Uenf, na Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Guarus e Ciep de Travesão.

Na segunda-feira, a vacinação ocorre na Secretaria de Saúde de Campos, no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente I, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente II, no Hospital São José, no Centro de Saúde de Guarus, UBS do Joóquei, OBS de Alair Ferreira, UPH de Ururaí, UPH de Travessão e UPH de Farol de São Tomé.

A imunização contra a febre amarela em Campos começou no início de janeiro. Na ocasião, a Prefeitura realizou um bloqueio nos distritos que fazem divisa com áreas de risco do Espírito Santo. Mais de 25 mil pessoas já foram vacinadas desde então, segundo a Prefeitura. Outras áreas de Campos, como Imbé, Rio Preto, Lagoa de Cima, Tapera, Morangaba, Dores de Macabu e Serrinha também já receberam a ação.

Vacinação
Na cidade, a faixa etária é de nove meses a 60 anos. A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoide. Quem já tomou duas doses da vacina está imunizado pelo resto da vida.

 



Source link

Add Comment