G1 – ‘Coleta de exames será regularizada até segunda’, diz secretário de Saúde

G1 – ‘Coleta de exames será regularizada até segunda’, diz secretário de Saúde
Rate this post


A Prefeitura de Campinas (SP) suspendeu por tempo indeterminado a coleta de exames de rotina de sangue, imunologia e bioquímica, a partir desta quinta-feira (16). O problema ocorre por falta dos kits utilizados nos procedimentos. No entanto, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, garante que a situação será regularizada até segunda-feira (20).

“Eu espero que dentro de 48 horas, até segunda-feira, a gente possa regularizar o fornecimento e consequentemente, o atendimento”, afirma.

Eu espero que dentro de 48 horas, até segunda-feira, a gente possa regularizar o fornecimento e consequentemente, o atendimento”

Cármino de Souza, secretário de Saúde

Os procedimentos considerados de urgência e emergência continuam sendo feitos normalmente, porque há um estoque pequeno.

“São estoques, em alguns casos, para uma semana, em outros casos para quatro semanas […] Então, isso que foi feito é para manter um estoque de segurança de alguns dias e atendendo os exames de urgência e emergência”, explica o secretário.

Um comunicado do Departamento de Saúde para as unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) pede a suspensão para os seguintes exames: TSH (distúrbios da tireoide), toxoplasmose IgG/IgM (doença infecciosa), Ferritina (nível de ferro), PSA livre (diagnóstico de câncer de próstata), creatinina (função dos rins) e HDL (colesterol).

Motivo
O problema ocorre, segundo Souza, porque a Prefeitura tem dívidas com dois fornecedores de kits usados no atendimento.

“Temos um problema de fornecimento e em alguns itens de pagamento. Nós estamos trabalhando junto a nossa secretaria de Finanças para que a gente regularize e restitua a normalidade […] Existe um débito que está sendo quitado, são pra dois fornecedores, na verdade, débitos um pouco maiores e a gente está procurando regularizar. É de aproxidamente R$  2,5 milhões”, destaca.

Questionado se o prazo é suficiente para regularizar a situação, o secretário afirma que está trabalhando nisso. “Temos que dar um jeito de arrumar este recurso”, conclui.

Faltam kits para realização de exames em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)Faltam kits para realização de exames em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)



Source link

Add Comment