G1 – Eclipse parcial do Sol pode ser visto neste domingo (26) em João Pessoa

G1 – Eclipse parcial do Sol pode ser visto neste domingo (26) em João Pessoa
Rate this post


Cientistas preveem eclipse parcial do sol por volta das 11h30.
Fenômeno pode ser visto nos jardins da Estação Cabo Branco

Imagem divulgada pela Estação Espacial Europeia mostra o eclipse lunar toral capturado por um minissatélite do Observatório Real da Bélgica. O registro por uma tecnologia conhecida como Swap mostra ondas ultravioletas extremas ao redor do disco solar (Foto: Reuters/ESA/Observatório Real da Bélgica)Imagem divulgada pela Estação Espacial Europeia mostra o eclipse lunar total (Foto: Reuters/ESA/Observatório Real da Bélgica)

O dia pode ficar um pouco mais ‘escuro’ durante o Carnaval, na Paraíba. No próximo domingo (26), cientistas preveem um eclipse parcial do sol, que deve começar por volta das 11h30. O fenômeno pode ser visto nos jardins da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano, em João Pessoa.

O eclipse acontece quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra no céu. Ele pode ser parcial, quando a Lua ‘cobre’ apenas uma parte do astro-rei, anular, quando a Lua forma uma espécie de anel ‘por dentro’ do Sol, ou total, quando o Sol ‘se esconde’ por trás dela.

Neste fim de semana, ele será parcial em partes do Norte e Nordeste do Brasil e anular no extremo sul da América e no oeste da África. O eclipse deve começar às 11h23 e chegar ao ponto de maior visibilidade às 12h32. A partir das 10h, o espaço já está aberto. A entrada é de graça.

Para poder visualizar o fenômeno, é preciso utilizar equipamentos específicos, como lunetas e telescópios. Também é necessário que as condições climáticas estejam favoráveis. Além disso, quem for ao local de observação precisa usar filtros especiais com proteção UV nos olhos para evitar danos à visão. 

A observação será coordenada pelo professor de Astronomia Marcos Jerônimo com o apoio de profissionais da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Este ano, estão previstos mais dois eclipses, um lunar e outro solar, nos dias 7 e 21 de agosto.



Source link

Add Comment