G1 – Petrópolis, RJ, inicia vacinação contra a febre amarela neste fim de semana

G1 – Petrópolis, RJ, inicia vacinação contra a febre amarela neste fim de semana
Rate this post


Governo do RJ anunciou campanha de vacinação no estado contra a febre amarela (Foto: Reprodução/TV Globo)Governo do RJ anunciou campanha de vacinação no estado contra a febre amarela (Foto: Reprodução/TV Globo)

Petrópolis, na Região Serrana do Rio, iniciou neste fim de semana o esquema de vacinação contra a febre amarela no município. O estoque conta com 75 mil doses e a prioridade é imunizar os moradores das áreas rural e de mata. Segundo a secretaria de Saúde, a cidade não tem nenhum caso registrado da doença e já vacinou 9 mil pessoas nos dois primeiros meses deste ano, público em viagem para cidades de Minas Gerais ou Espírito Santo, onde há pacientes com a doença. O Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) e o setor de Epidemiologia funcionarão neste sábado (18) e domingo (19) em horário especial, das 8h as 17h.

De acordo com a prefeitura, Petrópolis vai seguir o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. As doses serão enviadas para as localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim, Araras, Fazenda Inglesa e Quitandinha. todos esses locais são áreas cercadas por matas.

O município informou também que a prioridade continua sendo os moradores que irão viajar. os pontos de vacinação deste final de semana têm capacidade de aplicação de 500 a 800 doses ao dia. A prefeitura reocmenda que a população aguarde o início da vacinação no posto de saúde de seu bairro.

“Importante frisar que a população não precisa entrar em pânico, não há casos de febre amarela aqui. A vacinação em Petrópolis é preventiva”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que a previsão do governo do Estado do Rio era enviar doses para Petrópolis no fim do mês.

O prefeito afirmou que o município conseguiu antecipar a remessa. Na segunda-feira (20), a vacina estará disponível nos postos das áreas rurais e de mata. Na terça-feira (21), a partir das 12h, a vacina começa a ser distribuída nos demais postos, incluindo os de área urbana.

A secretaria de Saúde mobilizará equipes para a aplicação da vacina e está organizando um cronograma para funcionamento dos postos também durante a noite. Para isso, estão sendo articuladas parcerias junto a unidades privadas, universidades, cursos de enfermagem entre outras entidades.

“Queremos formar uma equipe grande para atender em menor tempo possível as pessoas, porque a população acompanha com apreensão os casos registrados em Minas no Espírito Santo e esta semana os dois casos em Casimiro de Abreu, no Estado do Rio. Mas, frisamos que a vacinação é preventiva e não há necessidade de corrida aos postos”, afirma o secretário de Sáude, Silmar Fortes.

 



Source link

Add Comment