Gripe: 4,7 milhões se vacinam na primeira semana da campanha  – Notícias

Gripe: 4,7 milhões se vacinam na primeira semana da campanha  – Notícias
Rate this post


Vacina contra a gripe oferecida na rede pública protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B; é dirigida a grupo prioritários, entre eles crianças, que são o foco

Gripe: 4,7 milhões se vacinam na primeira semana de campanha






Cerca de 4,7 milhões de pessoas foram imunizadas no país contra a gripe na primeira semana da campanha de vacinação, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde.


Esse número corresponde a 8,6% do público-alvo estipulado pelo governo, que tem a meta de imunizar 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho, fim da campanha.


O estado com maior cobertura vacinal, até o momento, é Goiás, que vacinou 53,8% da população estimada.


Em seguida, está o Rio Grande do Sul, com 21,24%, Paraná, com 16,39%, e Ceará, com 15,14%. As piores coberturas foram registradas no Acre, com 0,06%, Roraima, com 0,26%, Rondônia, com 0,5%, e Piauí, com 0,57%.


Oferecida gratuitamente na rede pública, a vacina é dirigida apenas a grupos prioritários definidos de acordo com a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).


A vacina disponível é a trivalente, que protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Pessoas fora dos grupos prioritários que desejam tomar a vacina contra a gripe têm como única alternativa as clínicas particulares.


Campanha foi dividida em etapas


Este ano, a campanha foi dividida em etapas (veja calendário completo abaixo). Teve início dia 23 de abril exclusivamente para idosos, profissionais da saúde, comunidades indígenas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, segundo o boletim.


Nesta quarta-feira (2), foi estendida para crianças com idade entre 9 meses e 5 anos, gestantes e mulheres puérperas até 45 dias depois do parto.


O foco da campanha, segundo o governo, são as crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação em crianças apresentou o pior desempenho da campanha no ano passado, que imunizou apenas 77% do público-alvo.


Leia também: Confira tudo o que você precisa saber sobre a gripe


Para se vacinar, é preciso levar um documento com foto e, se possível, o cartão SUS e a carteira de vacinação. A dose é contraindicada a pessoas com alergia a ovo e que já tiveram alergia em doses anteriores.


O “Dia D” da vacinação contra a gripe está previsto para 12 de maio, um sábado no qual 65 mil postos de vacinação de todos estarão abertos com o intuito de intensificar a vacinação.












Source link

Add Comment