História ou Estória, qual o correto

História ou Estória, qual o correto
Rate this post

Uma dúvida comum que algumas pessoas acabam tendo é na escrita história ou estória. A grande verdade é que não existe certo ou errado nesse caso, isso se deve porque ambos história e estória existem e cada um é empregado em uma determinada situação.

Uso de História com H:
– Quando se fala de fatos históricos ou se refere a ciência que estuda os fatos históricos;
Exemplos:

  • Hoje vai ter aula de história
  • A história do descobrimento do brasil é interessante demais.
  • Os grandes sábios são aqueles que fazem história.

Uso de Estória com E:
– Quando se refere a estórias fictícias que não ocorreram verdadeiramente.
Exemplos:

  • Isso é estória pra boi dormi.
  • A incrível estória da mula sem cabeça.
  • Mamãe contou a estória de chapeuzinho vermelho para Mariazinha

Ou seja, estória é ficção, e história é fato.

Vimos nesse artigo a diferença entre História e Estória, espero que esse post tenha ajudado você a tirar suas dúvidas  sobre nossa gramática pt-br.

5 Responses to História ou Estória, qual o correto

  • ricardo corolli says:

    O brasileiro tem que aprender a dissociar palávras de sua língua-mater, o portugues, de outras línguas estrangeiras. O inglês, realmente, diferencia os termos “History” de “Story” e o brasileiro na mania que tem de incorporar termos estrangeiros ao seu linguajar, inventou a “Estória”, importada do “Story”. A verdade é que para a palavra “estória”, não há referência alguma no Latim, quer seja antigo ou vulgar, nem tampouco nas línguas oriundas delas, as chamadas línguas românicas. Portanto, “estória”, nem mesmo a da Carochinha. Em português, só História com “H”, quer seja ela um “fato” ou “ficção”. Entendido???? Abraços.

  • ricardo corolli says:

    Para um entendimento melhor do item anterior, história com H maiúsculo para fatos e, história com “h” minúsculo para ficção, até porque História é oriunda do Grego, historie, que siginificava pesquisa e o autor desta pesquisa foi Herodoto, cujo nome a ele se remete….. Acho que ele ia ficar P da vida se tirassem o H do nome dele. Mais uma vez, esqueçam pra sempre “Estória”. Se um poeta nosso, brasileiro, tentou brincar com esta palavra em alguma obra sua, penso que foi infeliz.. Trouxe à baila a dúvida e a indução ao erro.

  • Daniel says:

    Não, Ricardo, História com H maiúsculo é a ciência, e história com h minúsculo, uma história em específico. Ou seja, existe apenas “a História”, e não “uma História”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *