Mandioca, Macaxeira, Aipin

Mandioca, Macaxeira, Aipin
Rate this post

Viram como é engraçado, a mesma raíz é conhecida diferente em locais diferentes do país. Estamos falando da Mandioca, que aqui na minha região é conhecida como Aipin, mas existe lugares onde o pessoal chama Mandioca de Macaxeira ou Macaxera.

Agora, me diz, na sua região, como eles chamam para a seguinte raíz:

Ah, postem aí nos comentários com o que você costuma comer Aipin, aqui nós, comemos com macarrão de acompanhamento. Mas isso é bom também cozido na brasa.

4 Responses to Mandioca, Macaxeira, Aipin

  • ARTUR SILVA NETO says:

    Olá!
    Com relação a raiz da mandioca, aqui em minha região de Vitória da Conquista, estado da Bahia, a chamamos de aipin. Aqui temos o costume de come-la acompanhada com carne de sol ou também com um churrasco. Pode ser também com manteiga no café da manhã ou uma sopa de aipin. Ai que delícia!. Isso ai, prove e comente.
    Abraços.

  • Malum says:

    Mandioca se comida pura ou cozida pode matar por envenenamento. Serve para fazer a “farinha de mandioca”

    Não deve ser confundida com a macaxeira, que pode ser comida cozida ou frita e NÃO serve para fazer farinha.

    As duas são muito parecidas, a diferença está na hora de tirar a casca:
    A mandioca tem a casca “grudada” na polpa e precisa ser cortada, da mesma forma que se descasca uma cenoura ou uma maçã.

    Já com a macaxeira, basta dar um corte com a faca na lateral e a casca é “solta”, sai como casca de banana.

  • Rosana Coracy says:

    Na região onde moro, macaxeira é uma coisa e mandioca é outra. A macaxeira é coméstivel, é usada em bolos. A mandioca é utilizada na fabricação de farinha, fécula e derivados. Ambas são muito parecidas, inclusive na aparência da planta. O que difere uma da outra é o simples fato de que a mandioca possue o caule todo verde, já a macaxeira possue o mesmo comprimento, dimensão, mas seu caule é roxo. Para quem não pode observar isso em um roçado, vai a dica: a macaxeira solta a casca rapidinho. Embora ambas sejam raizes, apenas a macaxeira deve ser consumida sem receios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *