População pode medir pressão e glicemia gratuitamente em estação de trem de SP – Notícias

População pode medir pressão e glicemia gratuitamente em estação de trem de SP – Notícias
Rate this post


Os usuários da estação Jurubatuba, que atende a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens metropolitanos, poderão fazer exames de pressão arterial e teste de glicemia gratuitamente nesta quinta-feira (18), das 10h às 13h, na zona sul da capital.

De acordo com a companhia, a aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

O teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de glicose. O procedimento é importante para identificar a diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

Hipertensão pode causar insuficiência renal e vice-versa. Entenda a ligação e o perigo das doenças

Ainda segundo a CPTM, para indivíduos já diabéticos, o exame serve para verificar os valores de glicemia no sangue e ajustar o tratamento que pode ser feito com remédios antidiabéticos ou insulina. Embora possa ser feito por pessoas em qualquer faixa etária, a mais indicada é a partir dos 40 anos.

Cresce número de crianças com pressão alta. Obesidade, estresse e até videogame são fatores de risco

A ação de saúde é resultado da parceria entre a CPTM e a rede Droga Raia e tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da prevenção da hipertensão e do diabetes, além de esclarecer dúvidas sobre essas enfermidades.

Serviço:
Estação: Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda
Data: Quinta-feira (18)
Horário: Das 10h às 13h



Source link

Add Comment