População poderá se vacinar contra a gripe em estações de trem hoje em São Paulo – Notícias

População poderá se vacinar contra a gripe em estações de trem hoje em São Paulo – Notícias
Rate this post


Ação acontece nas estações Suzano e Ferraz de Vasconcelos para grupos prioritários

Neste sábado (13), as estações Suzano e Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, que atendem a Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebem a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. O objetivo é imunizar o maior número do grupo prioritário (idosos, menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, professores, profissionais de saúde e índios), segundo a companhia.

O atendimento na estação Ferraz de Vasconcelos será das 8h às 16h e, na estação Suzano, das 8h30 às 16h30. Uma tenda estará montada no mezanino das estações com identificação da campanha. A companhia informa que, para ser imunizado, é necessário apresentar qualquer documento com foto ou a carteirinha de vacinação, caso tenha.

Na ação, será aplicada a vacina tetravalente, que protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2), e Influenza B (subtipos Brisbane e Phuket). A proteção oferecida pela vacina começa aproximadamente após duas semanas da imunização e dura cerca de um ano.

A menos de 20 dias do fim da campanha, apenas 27% do público-alvo tomou vacina da gripe

A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida por gotículas expelidas por pessoas infectadas ou por meio do toque em objetos que contém o vírus. Os principais sintomas são febre, tosse, dores no corpo e congestão nasal.

Segundo o Ministério da Saúde, é ideal que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, principalmente entre os grupos de risco, devendo ser repetida a cada ano, porque o vírus se modifica constantemente. A principal forma de evitar o contágio é a higienização, através de medidas simples como:

– Lavar as mãos frequentemente;
– Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
– Cobrir o nariz ao tossir;
– Quando espirrar, tapar o nariz e a boca com a área interna entre o braço e o antebraço;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Ter uma alimentação saudável, com frutas, verduras e muito líquido.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que os casos de gripe diminuíram em relação ao ano passado, que registrou cerca de 12 mil infectados pela síndrome respiratória aguda grave por influenza no Brasil e quase duas mil mortes. Neste ano, até abril, foram contabilizados cerca de 280 casos, com 50 mortes.

Ainda de acordo com a CPTM, a Campanha Nacional da Vacinação conta o vírus Influenza é realizada pelas Secretárias de Saúde de Ferra de Vasconcelos e Suzano, em cumprimento as metas do Ministério da Saúde.

Serviço:

Data: 13/05 (sábado)
Local 1: Estação Ferraz de Vasconcelos, das 8h às 16h
Local 2: Estação Suzano, das 8h30 às 16h30

H1N1: Entenda como funciona a vacina da gripe



Source link

Add Comment