Por que os dentes entortam? Veja o motivo e dicas naturais para fortificá-los

Por que os dentes entortam? Veja o motivo e dicas naturais para fortificá-los
4.5 (90.09%) 117 votes


Os dentes tortos podem ser sanados com o uso de aparelho dentário. Mas, em muitos casos, o problema pode voltar

A maioria das pessoas que se incomodam esteticamente com os dentes tortos ou que sentem que essa condição impede uma mordida correta e  a boa manipulação da mandíbula, buscam ajuda de aparelhos dentários para tratar o problema.

Muitos conseguem ter o resultado satisfatório após o uso do aparelho ortodôntico. Mas, não é raro que, com o passar do tempo, os dentes acabem voltando a posição de outrora.

Segundo o especialista em ortodontia e ortopedia facial e diretor-técnico da CA–Clear Aligner do Brasil, Rolf Marçon Faltin, a contenção ortodôntica procura fixar e estabilizar os dentes movimentados e ajuda a impedir o retorno parcial à antiga posição dos dentes. “Só após a fase de contenção é que o tratamento ortodôntico estará verdadeiramente consolidado e finalizado” conta o especialista.

Por que os dentes voltam a entortar depois do aparelho?

Por que os dentes entortam? Veja o motivo e confira dicas naturais para fortificá-los

Foto: depositphotos

“Os tecidos e as fibras colágenas elásticas que sustentam os dentes determinam um certo efeito ’memória’ de posicionamento. Geralmente, associa-se a isto uma outra causa que é o uso incorreto, não contínuo ou ainda a não utilização de aparelhos de contenção”, explica Faltin.

Segundo o especialista, o osso que reveste as raízes dos dentes, a musculatura do rosto e os tecidos moles necessitam de um certo período para se readaptarem à nova mordida e posicionamento dentário. As contenções devem ser instaladas imediadamente após a remoção do aparelho.

“A contenção é parte fundamental dos tratamentos ortodônticos, que são tratamentos mais longos com o objetivo de garantir a estabilidade do tratamento. Não adianta o paciente achar que pode optar por alternativas para garantir o sucesso da sua mordida sem o uso da contenção. É indispensável”, alerta.

Por quanto tempo usar a contenção?

O tempo da permanência da contenção varia de acordo com a idade, biotipo, problemas individuais de cada paciente e grau de severidade do caso.

O especialista conta: “um protocolo bastante aplicado e considerado como mínimo básico em termos de uso e frequência das contenções para pacientes tratados ortodônticamente, isto é, que tiveram movimentação de um ou mais dentes, sugere seis meses de uso integral, seguido de seis meses de uso noturno das contenções. É como a fase do “gesso”/fixação/tipoias/tala” após as fraturas ou cirurgias ortopédicas.”

É necessário que o ortodontista analise cada caso específico e, junto com o paciente, decida o tempo correto de utilização da contenção. “Além disso, é preciso definir a melhor escolha de contenção de acordo com as especificidades de cada caso e as vantagens para cada paciente”, explica Faltin.

Como fortalecer os dentes de forma natural

Além de manter sempre a higiene bucal, escovando os dentes diariamente e fazendo o uso do fio dental, existem outras maneiras naturais que ajudam a manter a saúde dentária. Invista em uma alimentação rica em vitaminas C, D e K que ajudam a fortalecer as gengivas e dentes e evitam a inflamação e a contaminação por bactérias.

Minerais como cálcio e sílica ajudam bastante na reconstrução e reparação da estrutura dentária. Comece a adotar o consumo de algumas ervas como  a cavalinha e as da família da urtiga, exercentes fontes de sílica. O aipo, alface e sementes são alguns dos alimentos que ajudam a evitar a formação da placa dentária. E sementes como o gergelim ajudam a manter os ossos ao redor dos dentes e sob as gengivas mais saudáveis.

O consumo de lacticínios como leite, iogurte e queijo também são formas de ajudar a deixar os dentes mais fortes e saudáveis.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *