Quando devo pagar o IPVA do meu Carro?

Quando devo pagar o IPVA do meu Carro?
Rate this post

Quando devo pagar o IPVA do meu Carro?

Uma dúvida um tanto comum para os donos de automóveis e referente a data de vencimento do IPVA, do Licenciamento e do seguro DPVAT. A primeira coisa a se saber é que não existe uma única data de pagamento para todos, se fosse assim, na suposta data, o detran ficaria congestionado de tantas pessoas. Como saber então a data de pagamento do IPVA? O Controle é feito pelo número do final da sua placa, conforme o número atribuiu-se uma data de pagamento diferente, veja abaixo a relação do final da placa com o prazo para pagamento:

1……………………………………….10/01/ a 10/03/

2……………………………………….10/01/ a 10/04/

3……………………………………….10/01/ a 10/05/

4……………………………………….10/01/ a 10/06/

5……………………………………….10/01/ a 10/07/

6……………………………………….10/01/ a 10/08/

7……………………………………….10/01/ a 10/09/

8……………………………………..10/01/ a 10/10/

9……………………………………..10/01/ a 10/11/

0……………………………………..10/01/ a 10/12/

Quando devo pagar o IPVA do meu Carro?

Como pode ser visto, dependendo do final da placa do automóvel, o vencimento do IPVA é em uma data diferente, embora isso seja válido para a maioria, o melhor de tudo é você averiguar o famigerado “dossiê” do veículo através do site do detran do teu estado. Por exemplo, para quem mora em santa catarina, o site do detran é o seguinte: http://www.detran.sc.gov.br/

Como Pagar o IPVA Online
Veja o passo a passo para pagar o IPVA para quem mora em Santa Catarina :

a) Acesse o site: http://www.detran.sc.gov.br/
b) Logo na primeira página você verá uma formulário para acessar o Dossiê de seu veículo. Digite a placa do veículo e o Renavam (você encontra o renavam no documento do veículo). Clique no botão OK para acessar
c) Na próxima tela haverá um sistema de segurança onde você deve digitar o código da imagem para poder seguir, faça isso…
d) Agora será exibida a tela do Dossiê. Na seção “Listagem de Débitos” você poderá clicar sobre qual débito que pagar, alí haverá “IPVA”, “Licenciamento” e “Seguro DPVAT”, clique sobre qual deles você quer pagar primeiro, e o sistema irá gerar o boleto de pagamento. Esse boleto pode ser pago no Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, etc, ou mesmo via internet banking. Note que pagando pelo boleto, pode levar até 5 dias para ser dado baixa no sistema do detran, para quem tem pressa, o melhor é ir pessoalmente até uma agência do Banco do Brasil e pagar por lá com o auxílio de algum atendente. Também é possível procurar um despachante para fazer o pagamento.

Uma coisa interessante é que o IPVA pode ser parcelado em até 3 vezes, isso ajuda quando estamos sem dinheiro para quitar todas as prestações de uma única vez.

Como Renovar o Documento do Veículo
Após pagar o IPVA, Licenciamento anual e Seguro DPVAT, dirija-se ao detran da tua cidade com os comprovantes de pagamento, lá, na seção de documentos, aguarde até ser atendido e o atendente irá fazer a nova documentação. É rápido, aqui quando fiz não levou nem 10 minutos e já saí com o novo documento do veículo em mãos.

Fica aí a dica para saber quando vence as taxas do seu veículo bem como como pagá-las e como fazer um novo documento.

Até o próximo post aqui no nu amor.

Add Comment