Salário Maternidade Desempregada

Salário Maternidade Desempregada
Rate this post

Salário Maternidade Desempregada

Uma dúvida que tem assolado muitas mulheres é a questão do salário materninada desempregada. Se você está desempregada você mesmo assim pode ter direito ao auxílio maternidade, porém há certas condições. Antes de prosseguir, é preciso deixar claro que eu não sou um expert no assunto, o que sei foi vasculhando a internet e perguntando para minhas amigas e também ligando para o INSS. Vamos lá:

salario maternidade desempregada

Salário Maternidade Desempregada: Quem tem direito

Quem pediu a conta ou foi demitida e está no período de Graça no nascimento da criança. O Período de graça compreende até 12 meses a contar da data da demissão. No caso, você tem direito ao Salário Maternidade Desempregada se o teu filho nascer em até 12 meses depois que você pediu a conta ou foi mandada embora por justa causa.

Mas, note que mesmo após o período de graça, caso você tenha pago 3 meses o INSS, também terá direito ao seguro, indepentende do tempo que ficou sem pagá-lo, desde que tenha pago no mínimo 10 parcelas do INSS. Veja mais algumas palavras sobre essa carência abaixo:

Salário Maternidade Desempregada: Carência

Alguns dizem que a carência é de 10 meses de contribuição, ou veja, você, para ter o direito ao auxílio maternidade, deve ter pago pelo menos 10 meses o INSS, seja pro carteira assinada, seja como autônoma ou pagando o boleto por conta própria. Note que já ouví alguns dizerem que esta carência é na verdade de apenas um mês. Fiquei na dúvida, e ainda não cheguei a uma conclusão. Se vocÊ souber algo que exclareça esta dúvida, deixe um comentário.

Salário Maternidade Desempregada: Qual é o valor do Auxílio

Dizem que o valor varia de pessoa para pessoa, pois é uma média dos ultimos 12 pagamentos aos INSS. No caso, se você só pagou 10 meses, será a média de salário desse período. Parece que é descontado 20% do salário que é referente a contribuição INSS do próprio salário que você estará recebendo.

Salário Maternidade Desempregada: Como Requisitar

Você precisa solicitar junto ao INSS da tua cidade, pelo que tenho visto é necessário levar a Certidão de Nascimento da Criança, logo, você deve solicitar após o nascimento de seu bebê. Alguns dizem que a partir do oitvado mês de gestação, você já pode solicitar o salário materninada desempregada, mas terá de levar um atestado médico que comprove que você está grávia e que esteja definida a data prevista para nascimento da criança. Os documentos necessários são: Teu CPF, Tua Carteira de trabalho, Certidão de Nascimento do bebê, mas note que talvez isso varie de cidade para cidade, o ideal é ligar para o número 135 e verificar com eles certinho. É também neste número que você irá agendar o atendimento.

Salário Maternidade Desempregada: Quais atestados são aceitos atualmente

– Atestado do Sistema Único de Saúde – SUS;
– Atestado do serviço médico da empresa, ou por ela credenciada;
– Atestado do particular.

Há também a opção de requerer o salário materninada pela internet, veja mais detalhes aqui: Requerer Salário Maternidade

Salário Maternidade Desempregada: Duração do Benefício

A desempregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança, é devido salário-maternidade durante os seguintes períodos:

a) 120 dias, se a criança tiver até 1 ano completo de idade;
b) 60 dias, se a criança tiver de 1 até 4 anos completos de idade;
c) 30 dias, se a criança tiver de 4 até completar 8 anos de idade.

Salário Maternidade Desempregada: Outros Benefícios

Note que se a segurada recebe auxílio doença, este será suspenso na véspera do início do salário-maternidade, então é bom ficar atento para não levar um susto com o corto do auxílio doença. O salário maternidade desempregada ou auxílio maternidade, é um direito da mulher grávida ou mãe adotiva, estando trabalhando ou não, então não deixe de ir atrás de seus direitos. Sucesso e boa sorte.

Add Comment