SUS vai oferecer medicamento contra HIV como alternativa de prevenção para populações de risco – Notícias

SUS vai oferecer medicamento contra HIV como alternativa de prevenção para populações de risco – Notícias
4.4 (87.88%) 33 votes



O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (24), que o Sistema Único de Saúde passará a adotar o procedimento conhecido como PrEP — Profilaxia Pré-Exposição — para populações com maior risco de infecção pelo HIV. A profilaxia pré-exposição consiste na utilização do medicamento antirretroviral Truvada em pessoas não infectadas, antes mesmo que elas sejam expostas ao vírus. O Brasil vai ser o primeiro país da América Latina a utilizar essa estratégia como política de saúde pública, de acordo com o ministro Ricardo Barros.


— É importante ainda que a camisinha continue sendo usada como forma de prevenção.


Início em seis meses


A distribuição do medicamento antirretroviral pelo SUS deve se iniciar em aproximadamente seis meses após a publicação do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas, que está prevista para a próxima segunda-feira (29). Para ter acesso ao medicamento, os pacientes passarão por uma avaliação de vulnerabilidade e contextos de vida, explica Barros. A estimativa é de que 7 mil pessoas sejam beneficiadas.


Ainda segundo o Ministério, o investimento inicial será de R$ 6,2 milhões (US$ 1,9 milhão), para a compra de 2,5 milhões de comprimidos — quantidade que supre a demanda de um ano de tratamentos.


Leia mais:


Médicos preveem encontrar cura para o HIV até 2020


Gaúcha diagnosticada aos 48 anos desmistifica doença: “Mulheres com parceiros fixos também podem ter HIV”



Source link

Add Comment