Técnica do Inseto Estéril

Técnica do Inseto Estéril
4.5 (90.23%) 258 votes

Técnica do Inseto Estéril

Técnica do Inseto estéril é uma técnica onde você reduz ou até extingue uma determinada espécie de inseto. Mas como funciona na prática essa técnica do inseto estéril. Bem, como o nome sugere, a técnica consiste em tornar os insetos estéreis, porém, não consiste em sair capturando os insetos e esterilizando ele, nem em aplicar algum produto químico sobre os insetos para esterilizá-los.

Vamos a um passo a passo para melhor entendimento:

– Capturam fêmeas para produção em massa de novos insetos em laboratório
– O novos insetos são acompanhados e numa determinada etapa de desenvolvimento eles são esterilizados. (Somente os machos servem, as fêmeas são eliminadas)
– Quanto as larvas se transformam em insetos adultos, esses são liberados nas regiões onde se deseja o controle.
– Os insetos esterilizados vão disputar fêmeas com os nativos.
– As fêmeas fecundadas pelos insetos esterilizados irão por os ovos porém eles não irão fecundar.

Para se ter uma bom retorno com a aplicação da técnica, parece que você precisa ter 100% de insetos esterilizados em comparação da população atual dos insetos a serem combatidos

O processo de esterilização em moscas, por exemplo, é feito através de radiação gama, utilizando irradiadores de cobalto 60. Ultimamente foram feitos testes com o uso de máquinas de Raios-X que produzem radiação ionizante gerada a partir de eletricidade.

Uma pergunta que fica é, porque no Brasil não utilizam essa técnica pra extinguir o mosquito da dengue ou a mosca-varejeira, a exemplo do que fizeram nos EUA?

Add Comment