Um pouco sobre o registro do windows

Um pouco sobre o registro do windows
4.5 (89.73%) 111 votes

O windows possue cópias que podem ser usadas em caso de erro, ex:

Para o windows 95, na pasta c:\windows, os arquivos system.da0 e user.da0 são cópias de segurança, o processo é simples, renomeio os arquivos system.dat e user.dat nesta mesma pasta para outra extensão, e depois renomeie os arquivos system.da0 e user.da0 para system.dat e user.dat.

Para o Windows 98 e Me, o processo é o mesmo, observando que no window me existe um arquivo a mais, que é o classes.dat. Os arquivos de backup nesses sistemas está na pasta c:\windows\Sysbckup, dentro dela haverá 5 arquivos de backup com nomes rb00x.cab onde x representa um valor de 0 a 5, claro que o melhor é pegar o arquivo mais atual, a extensão .cab é um tipo de compactação da microsoft como o .zip, deve-se estrair os arquivos .dat dele e fazer a devida substituição na pasta c:\windows.

O windows 95 possue um utilitário chamado CFGBACK que permite criar backups do registro, ele cria cópias diferentes com a extensão .rbk em c:\windows. Na restauração tem que se usar o mesmo utilitário.

No windows 98 e Me tem-se o Scanreg.exe (dos) e scanregw.exe (windows), para correção de erros e backup.

Caso você não tenha feito um backup, e o sistema now responde, ainda tem uma alternativa (windows 9x), quando o primeiro boot é dado, cria-se um arquivo em C:\ chamado System.1ST, que contém informações do sistema, e não dos softwares instalados é claro. o processo é simples, renomeá-lo para system.dat e colocá-lo em c:\windows.

Para o Windows 2000 e XP existe o NTBACKUP, que é um assistente para restauração ou backups, ou vc pode fazer um backup manual, copiando o conteudo de c:\windows\system32\config e salvando em outro lugar, depois seria só substituir. O interessante é que o XP, já possue arquivos de backup, que podem ser usados, na pasta c:\windows\repair, é só copiar os conteúdo e substituir na pasta c:\windows\system32\config.

—————————————————-

Editando o registro via MS_DOS:

* regedit /e arquivo.txt hkey_local_machine\software – exporta essa chave do registro para o arquivo.txt.
* regedit /c arquivo.txt – converte de texto para o registro.

Para comparar arquivos e retornar a diferença, usa-se o comando (windows 98) fc/L arquivo1.txtarquivo2.txt>arquivoresposta.txt
Ou (windows 2000/XP) fc/U arquivo1.txtarquivo2.txt>arquivoresposta.txt. Isso pode ser usado para comparar o que foi alterado em uma chave do registro, após a instalação de algum programa malicioso, etc..

Add Comment