Vídeo: Rio é tomado por ácido após acidente com caminhão em SC

Caminhão que transportava ácido sulfônico tombou e contaminou rio em SC
Redação BR24h.
  • O acidente com o caminhão derramou ácido sulfônico no leito do Rio Seco
  • O veículo tombou e pegou fogo resultando no vazamento do produto em SC
  • A preocupação com a contaminação da água usada para abastecer Joinville

Um grave acidente envolvendo um caminhão que transportava ácido sulfônico causou uma grande preocupação nesta segunda-feira, dia 29, na Serra Dona Francisca, em Joinville, no norte de Santa Catarina.

O veículo tombou e pegou fogo resultando no vazamento do produto químico que chegou até o Rio Seco, desaguando no Rio Cubatão e formando uma espuma branca. Devido à gravidade da situação, a prefeitura decretou situação de emergência na região.

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), a carga do caminhão era ácido sulfônico ONU 2586, utilizado na produção de detergentes e produtos de limpeza. O motorista sofreu ferimentos leves no acidente.

O trecho onde ocorreu o acidente, no KM 16 da SC-418, permanece fechado por tempo indeterminado. A Polícia Militar Ambiental de Joinville está monitorando a situação, enquanto a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do vazamento.

  • Vídeo: Rio é tomado por ácido após acidente com caminhão em SC

A preocupação com a contaminação da água levou à paralisação preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. Além disso, um gabinete de crise foi instalado na cidade, que é a mais populosa de Santa Catarina.

Os técnicos da Companhia Águas de Joinville estão realizando análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico nos reservatórios. No entanto, a empresa constatou que os níveis de água estão diminuindo rapidamente, o que agrava ainda mais a situação em Joinville.

Share This Article

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias